27/Mar 2024

MARCOS FULY COBRA ACESSO PARA VEÍCULOS EM PRAÇA DO BAIRRO SÃO FRANCISCO E REATIVAÇÃO DO CEMITÉRIO DE BARRA DO UNA

O presidente da Câmara, vereador Marcos Fuly, está solicitando informações ao Executivo sobre possibilidade da criação de um acesso para entrada de veículos na praça da Rua Capitão Salinas no bairro de São Francisco. Fuly informa que moradores e frequentadores do local têm relatado muita dificuldade de acesso para as residências que se encontram nos arredores da praça, situada entre a SP 55 e a Rua Capitão Salinas.

O parlamentar relata que o próximo retorno para quem vai sentido Caraguatatuba só é possível na Praia das Cigarras, e, em dias de transito pesado, o tempo para a chegada no destino, acaba sendo muito maior. “Um acesso com uma sinalização horizontal mais eficaz, resolveria este problema, que por vezes atrapalha demais a fluidez do transito”, destacou Fuly.

CEMITÉRIO BARRA DO UNA

Em outro requerimento, Marcos Fuly solicita que o Executivo reative o cemitério interditado em Barra do Una. Ele informa que foi procurado por moradores do bairro questionando sobre o encerramento dos sepultamentos no Cemitério de Barra do Una e a falta de um novo cemitério para a população do local e dos arredores.

Fuly relata que, atualmente, pessoas falecidas em Barra do Una estão sendo sepultadas no Cemitério de Juquehy, e que o mesmo está com sua capacidade de utilização quase esgotada.

Além disso, Fuly relatou que, em decorrência da abertura pelo Ministério Público Estadual, do Inquérito Civil 14.0701.0000047/2017-3, para apurar denúncia de suposta contaminação das águas do Rio Una, por necro chorume, decorrente da decomposição de corpos enterrados no  cemitério,que estaria apresentando risco a saúde pública da população que se banhava no Rio e no Mar do bairro, o Município de São Sebastião interrompeu novos sepultamentos no Cemitério de Barra do Una, a partir de junho de 2017.

“Esse inquérito foi concluído, encerrado e arquivado, sem qualquer comprovação da existência de contaminação das águas do Rio Una e do Mar por necro chorume do cemitério e que não ocorreu danos ambientais, na área de proteção permanente, por conta da decomposição dos cadáveres que ali se situavam no modelo “cemitério horizontal” (em baixo da terra)”, destacou Marco Fuly, solicitando a reativação do cemitério, atendendo pedido das famílias tradicionais caiçaras do bairro.