19/Nov 2022

Presidente Reis luta por viatura para o Corpo de Bombeiros e praça em Boracéia

A aquisição de mais uma viatura para a Base do Corpo de Bombeiros de São Sebastião foi um dos temas abordados pelo presidente José Reis, na sessão realizada quarta-feira (16). Em outro trabalho, ele solicitou a construção de uma praça, com equipamentos de ginástica, no bairro de Boracéia, Costa Sul do Município.

No Requerimento nº 487/2022, Reis pediu gestões da Prefeitura, junto ao Governo do Estado de São Paulo, para que o Corpo de Bombeiros de São Sebastião possa contar com mais uma viatura visando agilizar o atendimento ao longo do município.

O vereador justificou que São Sebastião conta "com apenas uma Base do Grupamento do Corpo de Bombeiros, localizada na região central, para atender toda a cidade distribuída entre as regiões da Costa Sul, Costa Norte e Centro".

Reis comentou a dificuldade de atendimento, uma vez que São Sebastião ocupa uma área territorial de 402.495 km² e mais de 100 km de extensão, além de contar com uma população estimada em 90.328 habitantes, de acordo com dados de 2020, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O parlamentar citou a "dificuldade de atendimento devido à situação geográfica do município e a distância entre as regiões, principalmente a Costa Sul, em comparação ao centro da cidade, onde está a Base do Corpo de Bombeiros, que conta com somente um veículo para atender toda a população".

Para exemplificar apontou, em seu trabalho, fatos ocorridos em 11 de julho de 2020 quando dois incêndios, de grandes proporções, foram registrados em menos de 24 horas. Um deles, no Morro da Barreira, em Cambury, na Costa Sul, causando pânico aos moradores, e o outro no Morro do Abrigo, na região central.

Reis lembrou que o incêndio na Costa Sul aconteceu por volta das 20h30, segundo moradores, e foi precedido por uma explosão, em local próximo à faixa de dutos da Petrobras, que não foi atingida. O combate foi feito pela população até a chegada da unidade do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil.

Segundo Reis, o "fato de o município contar apenas com uma viatura, complica muito mais esse atendimento, uma vez que o ideal seria manter uma unidade na região da Costa Sul, para evitar esse deslocamento e possibilitar mais agilidade e imediatismo no combate à incêndios e acidentes que demandam o atendimento do Corpo de Bombeiros".

Por esses motivos, ele pediu gestões da Prefeitura, junto ao Estado, para a obtenção de mais uma viatura e a possibilidade dela ficar baseada na Costa Sul com o objetivo de evitar o deslocamento e facilitar o atendimento às ocorrências na região. Reis quer saber se já existem estudos nesse sentido e, caso contrário, questiona o que impede o atendimento à essa demanda tão importante para o município.

Boracéia

Já, no Requerimento nº 488/2022, Reis solicitou, ao Executivo, a construção de uma praça, com instalação de equipamentos de ginástica, na região central de Boracéia, para atender demanda antiga da população que reivindica esse espaço público com total infraestrutura, iluminação e segurança.

Segundo Reis, é essencial levar ao bairro "áreas de lazer com total infraestrutura para atendimento às pessoas de todas as idades que reivindicam esse importante espaço para poder passearem, praticar atividades ao ar livre, ter um local tranqüilo para leitura, encontrar amigos e levar as crianças para brincar com segurança", uma vez que Boracéia "não conta com esses espaços e equipamentos públicos para uso e entretenimento da população".

O presidente citou que já apresentou várias solicitações nesse sentido, a exemplo do Requerimento nº 342/2018, sendo que o prefeito Felipe Augusto informou, por meio do Ofício nº 727/2018, que estava ?em estudo, no Departamento de Urbanismo, o projeto da Praça Central do bairro?.

No ano seguinte, Reis voltou a solicitar informações sobre a revitalização da Praça Central, por meio do Requerimento nº 408/2019, obtendo como resposta, no Ofício nº 1239/2019, que os estudos estavam em "andamento pela Secretaria de Obras e que, após o término dos estudos, aprovação do projeto e recursos, o processo seria encaminhado para abertura de certame licitatório".

Portanto, questionou a administração sobre a possibilidade de construção da praça com infraestrutura e equipamentos de ginástica, bem como indagou se há estudos e projetos voltados ao atendimento à reivindicação da comunidade.

Por fim, Reis também solicitou informações se os estudos anunciados pela administração em resposta a requerimentos anteriores já foram concluídos e se há processo licitatório aberto para essa finalidade.

Foto: Luciano Vieira/CMSS