24/Nov 2022

Presidente Reis declara apoio ao projeto OAB vai à Escola

A importância e necessidade do projeto OAB vai à Escola, realizado pela Secretaria de Educação da Prefeitura, em parceria com a 136ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Sebastião, foram ressaltadas pelo presidente da Câmara Municipal, José Reis.

Durante a cerimônia de entrega dos certificados aos 2.373 alunos que participaram do projeto este ano, em evento realizado no Teatro Municipal na última segunda-feira, 21, Reis declarou seu apoio e disse que seria muito importante a participação do Legislativo na próxima edição do projeto que envolveu alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e também do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

"O futuro de São Sebastião, o futuro do Brasil está aqui presente. Esse projeto, com as palestras oferecidas, poderão formar advogados e, quem sabe, legisladores no nosso município", disse Reis. Ele afirmou a importância da participação da Câmara Municipal "para que vocês possam conhecer melhor o trabalho do Legislativo e conhecer, ainda, a Lei Orgânica do Município".

O presidente elogiou todos os envolvidos nessa parceria e agradeceu ao prefeito Felipe Augusto pelo trabalho que "vem sendo feito pela nossa população, especialmente na educação, incentivando nossos jovens com projetos, programas e todos os investimentos no setor. É um projeto magnífico que vem somar à vida de todos. Levem a sério esse trabalho", finalizou Reis ao falar com os estudantes.

Presente ao evento, o vereador André Pierobon parabenizou a todos. "O trabalho é digno de todo o reconhecimento porque é com um projeto desse que vamos ter a base para um futuro melhor e mais justo não só para a sociedade de São Sebastião, mas para esses jovens que vão levar esses conhecimentos a seus lares".

O vereador Diego Nabuco destacou a importância da parceria em levar "assuntos que os jovens talvez não conheçam e, através dessas palestras e atividades, passam a conhecer e até a melhorar a conduta no dia a dia, não somente em seus lares, mas também como cidadãos. Os jovens são o futuro do nosso Brasil e quanto mais se investir em conhecimento, será melhor para eles".

Projeto

Iniciado em abril pela escola de Barra do Una, o projeto passou por 10 unidades do Ensino Fundamental, envolvendo estudantes entre 13 e 16 anos, incluindo o EJA. Segundo a supervisora da Secretaria de Educação e presidente da Comissão OAB vai à Escola, Cláudia dos Santos Armstrong Cantanhede, foi a primeira vez que o projeto atuou nessa proporção. "O objetivo é trabalhar com eles noções de cidadania, direitos, deveres, o que pode e o que não pode dentro de uma sociedade", explicou.

A secretária de Educação, Maria Regina de Oliveira Braz, destacou a atuação de todos os profissionais envolvidos no projeto em parceria com a Comissão OAB vai à Escola e o programa Jovens em Ação. "Quase 2.400 alunos tiveram, este ano, noções de cidadania, de direitos e deveres. É dessa forma que a gente constrói uma sociedade que vai ser melhor para todos. Eu me sinto honrada de ser professora, estar à frente de uma pasta e poder fazer a diferença na vida de vocês".

Integração

A presidente da OAB de São Sebastião, Jaquelline Rodrigues Santana da Motta, disse que "não imaginava que o projeto chegaria à essa amplitude. Ela agradeceu aos participantes que tiveram a oportunidade de ouvir palestras e terem conhecimento de assuntos importantes como Direitos e Garantias Individuais, Bullying, Violência Doméstica, Abuso e Exploração Sexual, Direito do Consumidor, Direito do Trabalho, Direito de Família e Prevenção às Drogas.

"Trabalhamos para a construção de uma sociedade igualitária, consciente de seus direitos e deveres. Alcançamos um grande número de alunos e estamos convencidos de que toda essa formação chegará muito longe. Vocês serão multiplicadores em seus núcleos familiares e na sociedade".

O evento contou, ainda com a presença da coordenadora da Defensoria Pública de São Sebastião, Patrícia Maria Liz de Oliveira, que elogiou a iniciativa e colocou a Defensoria à disposição para integrar o projeto no próximo ano. Já, o coordenador do curso de Direito da FASS, Marcelino Matsuda, destacou a importância das parcerias em programas que envolvem a sociedade.

O vice-prefeito e secretário de Saúde, Reinaldo Moreira, frisou a relevância dos temas abordados que farão parte do dia a dia dos jovens. Ele explicou que, independente das escolhas profissionais, é importante empenho e conhecer todos os direitos e deveres dos cidadãos.

Já, o prefeito Felipe Augusto destacou o trabalho da Educação, da OAB, de todos os profissionais envolvidos e a participação dos estudantes. Ele falou dos investimentos no setor educacional e disse que parcerias são essenciais. "É muito importante que tenhamos esse estreitamento para que o dia a dia da Prefeitura seja passado com muita transparência. A iniciativa de vocês hoje foi fundamental para que essa relação seja cada dia mais forte".

Fotos: Luciano Vieira/CMSS