Notícias #NoticiasDaCâmara

08/Jun 2018

Plano define metas e ações para gestão de resíduos sólidos

Tramita na Câmara de São Sebastião o projeto que institui o Plano Municipal de Gestão dos Resíduos Sólidos. O documento reúne um conjunto de metas e ações a serem desenvolvidas ao longo dos próximos 20 anos na cidade.

Está prevista, em curto prazo, uma Parceria Público-Privada (PPP) para implantação de sistema de tratamento e destinação final dos resíduos. De acordo com o plano, uma "tecnologia alternativa" deve ser adotada, com capacidade para absorver a demanda de municípios vizinhos.

A destinação dos recicláveis é uma das fragilidades apontadas. Isso porque a cooperativa não possui capacidade de lidar com todo o material coletado. Parte dele acaba indo parar no aterro sanitário.

Segundo o estudo, a quantidade de recicláveis coletados reduziu drasticamente entre 2016 e 2017, e representa apenas 8% dos resíduos.

Outra preocupação diz respeito aos entulhos e podas. O documento relata que, "atualmente, existe apenas uma área particular de transbordo e triagem desses resíduos, em fase de licenciamento junto aos órgãos ambientais".

No plano de 143 páginas também são propostas ações para resíduos hospitalares, transbordo na Costa Sul e educação ambiental. O projeto aguarda parecer das comissões de Justiça e de Meio Ambiente antes da votação em plenário.



Notícias relacionadas



Deixe um Comentário