19/Nov 2022

Ercílio aborda ronda escolar e fábrica de gelo

O vereador Ercílio de Souza apontou a necessidade de realização de ronda escolar mais abrangente no município e indagou sobre o funcionamento da fábrica de gelo, localizada no bairro São Francisco, durante os trabalhos apresentados na sessão realizada quarta-feira (16).

Em relação à ronda escolar, o vereador pediu, no Requerimento nº 489/2022, que a Prefeitura interceda, junto à secretaria de Segurança Pública, para estender a ronda e torná-la mais abrangente, uma vez que foi procurado por munícipes "alegando a falta de segurança dos alunos nas saídas das escolas".

"Em reunião com pais de alunos da rede escolar municipal foi colocado em pauta a questão de segurança dos alunos na saída das escolas municipais. Nesse sentido, precisa haver mais ronda abrangente nas escolas para coibir possíveis brigas, furtos e outras tentativas ilícitas com esses alunos", disse o parlamentar.

De acordo com Ercílio, a "Policia Militar e a GCM precisam unir forças e haver um calendário único e diário das rondas e patrulhas nas escolas e outros locais públicos". O vereador questionou a administração sobre a possibilidade de aumentar o efetivo das rondas escolares e, caso positivo, informar o calendário de rondas, bem como divulgá-lo, também, ao Legislativo e diretores das escolas.

Pesca

Informações sobre o funcionamento da fábrica de gelo, localizada no bairro São Francisco, e o uso do caminhão destinado à pesca, foram solicitadas por Ercílio, ao Executivo, no Requerimento nº 490/2022. O vereador disse que recebeu reclamações de que a fábrica de gelo, instalada por meio de convênio com o Governo Federal, "não está em funcionamento", o que tem causado problemas aos pescadores.

Segundo explicou em seu trabalho, eles "precisam fazer a aquisição das caixas de gelo de outros fornecedores, sendo que estes cobram bem mais alto o valor de cada caixa, gerando ainda mais dificuldade financeira para os pescadores, que já vêm suportando diversas proibições de pesca artesanal".

Além de indagar o motivo e quanto tempo a fábrica de gelo está sem funcionar, Ercílio pediu previsão para que o atendimento seja retomado para atender as demandas dos pescadores. Ele também questionou quantos pescadores são atendidos, diariamente, pela fábrica, quando está em funcionamento, como é feito esse controle e solicitou cópia dos últimos 12 meses de atividade, além de querer saber como é feito o abastecimento de gelo para a comunidade pesqueira da Costa Sul.

Ercílio cobrou informações sobre a possibilidade de instalar um freezer industrial para armazenamento em grande escala de gelo, no Rancho de Pescadores de Boiçucanga que passou por ampliação. O objetivo é facilitar o comércio dos pescadores da Costa Sul.

O vereador também quer saber se o caminhão está disponível todos os dias para uso dos pescadores e como é feito esse controle. Também solicitou cópia dos últimos 12 meses em que o caminhão saiu para atendimento, com detalhes sobre datas, objetivo da saída e quais pescadores foram atendidos nas referidas datas.

Foto: Luciano Vieira/CMSS