15/Fev 2022

Vereadores participam da entrega do novo sistema de esgoto de Barra do Una e Engenho

O presidente da Câmara de São Sebastião, José Reis, o vice-presidente Pedro Renato e o vereador Daniel Soares participaram da inauguração de entrega do novo sistema de esgotamento sanitário de Barra do Una e Engenho, na Costa Sul do município, nesta terça-feira (15).

A nova estação, que beneficiará os moradores de Barra do Una, Engenho e Jureia, foi entregue pelo Governo do Estado em evento que contou com a presença do governador João Dória, o prefeito Felipe Augusto, além do secretário de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, e do presidente da Sabesp, Benedito Braga.

Na ocasião, João Dória anunciou investimentos de R$ 58 milhões em novos projetos de saneamento em Maresias. As obras serão executadas pelo Governo de São Paulo, por meio da Sabesp, e beneficiarão moradores e turistas da região, além de promover a preservação ambiental.

"Hoje estamos inaugurando esse novo sistema de esgoto de Barra do Una, uma obra muito importante com investimento expressivo, de quase R$ 26 milhões. E para Maresias são mais R$ 58 milhões. Ou seja, nessas duas obras são R$ 80 milhões do Governo do Estado de SP em saneamento, garantindo a qualidade da água, a balneabilidade das praias, o nosso compromisso de preservação do meio ambiente e, principalmente, a qualidade de vida das pessoas que vivem aqui e daquelas que fazem o turismo em São Sebastião e em toda essa região", destacou o governador.

O presidente da Câmara, José Reis, comemorou os investimentos no município, destacou a importância da entrega da nova estação de tratamento e exaltou a possível geração de empregos.

"Os investimentos em saneamento básico são essenciais em uma cidade turística como a nossa. Com essa nova estação de tratamento e as futuras melhorias no bairro de Maresias, milhares de pessoas serão beneficiadas, novos empregos serão gerados e serão aplicadas políticas públicas voltadas à saúde da nossa população. Temos as mais belas praias do Brasil e São Sebastião merece ter um sistema de saneamento básico que contemple todos os bairros do nosso município", afirmou Reis.

O vice-presidente da Câmara, vereador Pedro Renato, frisou que a luta continua para que todos os bairros do município recebam melhorias no saneamento. "Barra do Una e toda comunidade da Costa Sul esperavam, ansiosamente, essas melhorias no esgotamento sanitário. Milhares de famílias serão beneficiadas com saúde e desenvolvimento social. Trabalhamos para que todo o município seja beneficiado com saneamento básico".

O vereador Daniel Soares também destacou que "essa nova estação de tratamento era esperada há muito tempo. São investimentos importantes que vão ajudar muitas famílias. Vamos continuar na luta para que todo o município tenha água e esgoto tratado".

Investimentos

As obras inauguradas em Barra do Una e Engenho integram a segunda fase de amplo pacote de investimentos e incluem serviços complementares para a Estação de Tratamento de Esgoto, estações elevatórias e tubulações, além da interligação das redes já instaladas. A primeira fase foi composta por assentamento de redes coletoras e início da construção da ETE que, no futuro, também beneficiará a Jureia.

A nova fase, que acaba de ser concluída, foi iniciada há dois anos e recebeu investimentos de R$ 25,8 milhões. Os serviços executados pela Sabesp consistiram no assentamento de mais de 11 km de redes para os bairros Una-Engenho. A entrega do sistema resulta no atendimento a 1.428 ligações de esgotos e benefício a 32.592 habitantes, incluindo o público da alta temporada.

Já, em Maresias, serão implantadas a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e Estação Elevatória de Esgotos (EEE1). A ETE Maresias terá capacidade máxima para tratar 122 litros de esgoto por segundo. A previsão é que os serviços sejam concluídos em 2024, com investimento de R$ 29 milhões. O pacote de obras inclui redes de esgotamento orçadas em R$ 28,95 milhões. No total, os trabalhos beneficiarão 10,2 mil pessoas (considerando-se população fixa e flutuante de Maresias) e irão gerar, diretamente, 270 novos empregos.

Repasse

Durante o evento, o governador autorizou repasse de R$ 8 milhões para o município, por meio de convênios a serem firmados entre a Prefeitura e a Secretaria de Desenvolvimento Regional do Estado. Serão liberados R$ 5 milhões para obras de infraestrutura urbana e R$ 2,1 milhões para serviços pavimentação no âmbito do Programa Nossa Rua. O restante do recurso será aplicado na construção de calçadas acessíveis e na reforma de praça e quadra poliesportiva.

Fotos: Luciano Vieira | CMSS