02/Dez 2022

Presidente Reis defende área de lazer na Barreira e infraestrutura viária em Toque Toque Pequeno

A necessidade de atender a demanda da comunidade da Vila Barreira, em Cambury, que reivindica estudos para instalação de uma área de lazer na região, foi um dos temas abordados pelo presidente José Reis, na sessão de terça-feira (29). Em outro trabalho, ele pediu, ao Executivo, melhorias na infraestrutura viária, no acesso a Toque Toque Pequeno.

De acordo com Reis, o bairro de Cambury, bem como os núcleos das comunidades do Sertão do Cacau, Areião, Piavú, Vila Débora e Barreira, apresentaram grande crescimento populacional, o que justifica ações de infraestrutura e políticas públicas de atendimento aos moradores.

No Requerimento nº 519/2022, ele explicou que a "comunidade da Barreira, tem recebido diversas melhorias desta administração, como o calçamento da via de acesso, iluminação, serviços de perenização de ruas e prevenção de enchentes".

Reis explicou que a comunidade agrega, ainda, o núcleo Barreirinha, ambos com adensamento populacional. No entanto,  "nesses núcleos não há área de lazer pública para que os jovens possam realizar atividades esportivas, laborais ou recreativas".

O parlamentar lembrou que, na Rua da Barreira, existe um espaço junto à uma área não utilizada que poderia ser expandido para a criação de uma praça ou área de lazer completa destinada às práticas esportivas e de entretenimento da comunidade.

Portanto, Reis pediu estudos da administração sobre a possibilidade de implantação de uma área de lazer, junto à comunidade da Barreira, em Cambury, e, caso positivo, que seja disponibilizado o projeto para conhecimento dos moradores. Caso não seja possível atender à solicitação, Reis pediu para inserir essa reivindicação no cronograma de serviços para o próximo ano.

Toque Toque Pequeno

Estudos para promover o reassentamento dos bloquetes e efetuar a sinalização viária horizontal na Rua Dr. Yojiro Takaoka, em Toque Toque Pequeno, foram solicitados por Reis, ao Executivo, no Requerimento nº 520/2022.

"A administração municipal tem investido em obras de infraestrutura viária, com serviços de manutenção e também pavimentação de várias ruas, ao longo de todo o município, para oferecer condições adequadas de acessibilidade à população e visitantes que frequentam o município", justificou o presidente.

Segundo ele, a "necessidade de manutenção nas ruas dos bairros tem sido reivindicação constante da comunidade, de várias localidades, que pedem melhorias para facilitar a locomoção das pessoas, motoristas, ciclistas e toda a população".

Reis citou a importância de se "investir, também, na recuperação de vias públicas que, muitas vezes, são os principais acessos dos bairros, a exemplo da Rua Dr. Yojiro Takaoka, em Toque Toque Pequeno, na Costa Sul de São Sebastião".

O vereador frisou que "em visita ao local, nossa equipe constatou a necessidade de intervenção, em toda a extensão da referida via pública, que encontra-se com os bloquetes desnivelados em vários trechos, além de muitos buracos, e falta de sinalização viária horizontal prejudicando usuários e motoristas que utilizam a referida via pública".

Portanto, solicitou providências para reassentamento dos bloquetes e sinalização em toda a extensão do principal acesso de Toque Toque Pequeno e pediu previsão para início dos trabalhos. Caso não seja possível, Reis solicitou que a obra seja inserida no cronograma de serviços para 2023. Enquanto isso não acontece, pediu a possibilidade de ser adotada medida paliativa para "amenizar os transtornos enfrentados pela comunidade local".

Foto: Luciano Vieira/CMSS