02/Dez 2022

Fuly pede atendimento à Vila Sahy e manutenção na Praça do Kitesurf

Problemas de poluição sonora, demora na marcação de consultas médicas e ausência de escola de Ensino Fundamental II, na Vila Sahy, foram abordados pelo vereador Marcos Fuly, na sessão de terça-feira (29). Em outro trabalho, ele solicitou a manutenção e melhorias na iluminação da Praça do Kitesurf, na Enseada.

As questões relacionadas ao atendimento à comunidade da Vila Sahy foram apontadas no Requerimento nº 514/2022, em que o vereador Marcos Fuly citou a importância das demandas apresentadas pela Associação dos Moradores do Bairro, a Amovila.

Segundo Fuly, em reunião com a comunidade, no último dia 21 de novembro, foram apresentadas várias demandas, sendo que uma das principais referia-se à "falta de fiscalização efetiva de som alto e barulho de moto em horários inapropriados, uma vez que, quando há uma ocorrência e, os munícipes chamam a Guarda Civil, essa não comparece ou, quando chega, não toma uma medida concreta para resolver a questão".

Os moradores também questionaram "a demora para o munícipe conseguir passar por uma consulta no PSF, já que chegam a aguardar cerca de dois meses para a data de sua consulta, não obstante o direito social à saúde que deveria ser garantido a todos os cidadãos indistintamente".

Outra questão discutida, a "ausência de uma escola de Fundamental II, na Vila Sahy, fere o direito social à educação das crianças e adolescentes, visto que essas últimas precisam se deslocar para bairros vizinhos para estudar, o que causa desgaste e insegurança para eles e para os pais", declarou Fuly. O vereador frisou que a  "a educação é uma condição social básica para a formação de uma sociedade democrática, plural, inclusiva, economicamente justa e produtiva".

Em seus questionamentos à Prefeitura, ele quer saber se a Secretaria de Segurança Pública (Segur) possui efetivo de Guarda Civil para atender a demanda de poluição sonora na Costa Sul do município, quantos servidores atuam nessa área, na região, especificamente, na Vila Sahy, e a quantidade de aparelhos medidores de decibéis existem para atender as ocorrências na Costa Sul. Em caso de flagrante, ele pediu informações das medidas adotadas para sanarem a questão.

Em relação à saúde, Fuly indagou quantos pacientes são atendidos, diariamente, pelo médico do PSF e o motivo de terem de aguardar cerca de dois meses para conseguirem marcar uma consulta. Já, no caso da Educação, Fuly questionou a administração onde estudam as crianças e adolescentes que são moradores da Vila Sahy e se cursam o Ensino Fundamental II.

O vereador pediu informações sobre as estruturas oferecidas pela Seduc visando o acesso à escola e se existe alguma previsão de data para a construção de uma escola de Ensino Fundamental II, na Vila Sahy.

Kitesurf

A manutenção e melhorias na iluminação da Praça do Kitesurf, na Enseada, foram reivindicadas por Fuly no Requerimento nº 515/2022. Ele disse que, no último dia 23 de novembro, recebeu reclamações dos moradores no sentido de que  "a Praça do Kitesurf continua escura e que isso vem dificultando o uso dela, pelos moradores, tanto para o lazer quanto para prática de esportes".

O vereador explicou que já foram encaminhados ofícios, há alguns meses, para as secretarias de Esportes e de Serviços Públicos, pedindo os serviços necessários para que seja realizada a iluminação na referida praça, "uma vez que é utilizada pelos moradores dos bairros e, da forma como está, causa insegurança para a comunidade".

Fuly indagou com qual frequência a Seesp realiza a manutenção da estrutura esportiva e das demais estruturas da Praça do Kitesurfe, assim como das quadras do bairro da Enseada e da região da Costa Norte, qual o motivo da demora nas manutenções das áreas esportivas em todo o município e quais medidas estão sendo adotadas pela Seesp para que seja melhor organizada a manutenção e reforma das quadras, campos e demais áreas esportivas de todo o município.

Foto: Luciano Vieira/CMSS