02/Dez 2022

Ercílio pede reativação do IML e Base Móvel da GCM na Costa Sul

O vereador Ercílio de Souza solicitou informações, à Prefeitura, sobre a retirada do Instituto Médico Legal (IML) e a possibilidade de sua a reativação na cidade. O assunto foi abordado na sessão de terça-feira (29), quando ele também pediu estudos para a instalação de uma Base Móvel da Guarda Civil Municipal (GCM) na Costa Sul.

A questão do IML tem sido motivo de vários trabalhos no Legislativo e foi abordada no Requerimento nº 527/2022, em que Ercílio explicou que tem sido indagado por munícipes sobre a falta do Instituto Médico Legal, em São Sebastião.

Ercílio explicou, em seu trabalho, os problemas sofridos pelas famílias que perdem seus entes queridos, que precisam aguardar os médicos do IML para que seja realizado o procedimento investigatório pois, "atualmente, o serviço de IML desta cidade é de serventia da unidade de Caraguatatuba".

O vereador frisou que a "istância entre Caraguatatuba e a região da Costa Sul é enorme e que causa mais agonia aos familiares, para dar início a todo procedimento funerário".

Por esses motivos, ele questionou a Prefeitura sobre os motivos para o fechamento do IML na cidade. "Tendo em vista todo este deslocamento do IML de Caraguatatuba para a região da Costa Sul, existe a possibilidade de uma intervenção, por parte do Executivo, aos órgãos competentes para realizar a volta dos serviços do Instituto Médico Legal (IML) em São Sebastião?", indagou Ercílio.

Base Móvel

Já, no Requerimento nº 529/2022, o vereador Ercílio de Souza solicitou, da Prefeitura, a possibilidade de ser instalada uma ou mais Base Móvel da Guarda Civil Municipal (GCM), na Costa Sul de São Sebastião.

Segundo o vereador, a instalação de uma Base Móvel da Guarda Civil Municipal, na região, "apresenta-se como uma alternativa a mais de segurança e de melhor deslocamento dos servidores, tendo em vista, ser muito extenso nosso município".

Ercílio também destacou que o pedido visa "atender ações preventivas nos bairros, escolas, praças e logradouros com o objetivo de garantir maior segurança à população, além de dar agilidade e eficiência aos registros de ocorrências".

Caso a Costa Sul possa contar com uma Base Móvel da GCM, Ercílio solicita previsão de prazo para que isso aconteça. Já, na impossibilidade de a reivindicação ser atendida, pede esclarecimentos dos motivos que inviabilizam o atendimento à essa demanda essencial para a população da Costa Sul.

Foto: Luciano Vieira/CMSS