05/Dez 2019

Câmara aprova demandas de Juquehy do Projeto Bairro a Bairro

Problemas de infraestrutura viária, transporte público, educação e acessibilidade estão entre as demandas apresentadas pelos moradores de Juquehy durante o Projeto Bairro a Bairro, promovido em 31 de outubro com a população.

Para encaminhar as solicitações ao Executivo, a Câmara Municipal aprovou, na última terça-feira, 3, vários requerimentos com as reivindicações dos moradores.

O problema do transporte público, que atinge o município, não é diferente em Juquehy. Em requerimento, foram solicitadas à administração municipal informações sobre os serviços prestados pela empresa Ecobus.

Os moradores pedem acessibilidade adequada para o atendimento das pessoas com problemas de mobilidade reduzida, além de soluções para questões como lotação do ônibus escolar e a obediência do itinerário do ônibus que faz o trajeto até a escolinha e que não vem sendo cumprida.

Ainda sobre a questão da acessibilidade, outro pedido é para a adequação das calçadas em todo o bairro. Não há acessibilidade na maioria das calçadas, ruas e travessias de pedestres, segundo os moradores.

Além disso, afirmam que os degraus das calçadas são altos e dificultam a passagem de cadeirantes e deficientes que utilizam andador, muletas ou bengalas sendo que não há local próprio para que eles possam subir e descer das calçadas.

Pavimentação - Em outro requerimento aprovado, foram solicitadas pavimentações das ruas do trecho de Juquehy até o Sertãozinho. A maioria dos moradores reclamou da falta de calçamento em ruas do bairro, que é um dos serviços públicos básicos para a população como também o acesso à iluminação pública.

Também foi reivindicada a pavimentação da Rua da Sabesp que, segundo os moradores, fica intransitável.

Educação - A instalação de uma creche para atender as crianças do bairro e dar suporte às famílias, principalmente aos pais que precisam trabalhar, também foi tema de requerimento aprovado na sessão.

Outra questão bastante debatida foi a necessidade de manutenção na Escola Municipal Nair Ribeiro de Almeida que está com a estrutura física em estado precário de acordo com reivindicação da população.

A propositura, assinada por todos os vereadores, aponta que as "escolas públicas municipais precisam, constantemente, de manutenções no sentido de contribuir na melhoraria das condições de trabalho dos servidores e aprendizagem dos alunos, proporcionando-lhes um ambiente escolar confortável e seguro".